Fazer as malas para umas férias num veleiro é totalmente diferente de fazer as malas para umas clássicas férias no mar. Más notícias: deverá ter uma atitude prática e minimalista e terá de considerar situações inesperadas. "A sorte favorece a mente preparada" — logo, consulte a nossa lista de equipamento e de aplicações recomendadas por velejadores experientes. Irão ajudar a tornar a viagem mais fácil.
Essenciais na sua lista para umas férias num veleiro
Antes de partir, verifique a validade dos seus documentos de viagem e certifique-se de que leva os documentos que incluiu na lista de passageiros. Enquanto capitão, tenha também os seguintes documentos sempre à mão e num só lugar: carta de skipper, carta de operador de rádio VHF, lista de passageiros e documento/número da companhia de seguros.
É também boa ideia ter dinheiro suficiente em moeda local, uma vez que os cartões não são aceites em todas as baías remotas. Poderá ainda querer preparar-se com uma grande compra de supermercado, mas tenha em mente que armazenar alimentos a bordo poderá ser complicado. O frigorífico é pequeno e não se mantém ligado quando o barco navega à vela (sem motor) ou quando se encontra ancorado longe de marinas. Assim, é indispensável que tenha alimentos não perecíveis e água potável engarrafada para pelo menos três dias (mesmo que planeie fazer refeições em restaurantes). Recomendamos também que tenha alguma água disponível na zona do cockpit para os restantes passageiros.
No que diz respeito a medicamentos, todos os passageiros deverão estar cientes das condições de saúde dos restantes companheiros de viagem, particularmente casos mais sérios. É também essencial que saibam onde cada passageiro guarda os seus medicamentos.
Acondicionar roupas e outros pertences para uma aventura num veleiro é um pouco mais desafiante. Partilha espaço de armazenamento limitado numa cabina com outro passageiro. É fundamental que guarde tudo numa mochila ou saco de viagem; não leve uma mala de rodas. Além da roupa habitual, será básico para qualquer velejador: sapatos antiderrapantes com sola branca, casaco impermeável e idealmente também calças, toalhas de microfibra, t-shirts com filtro UV, óculos de sol e chapéu. Opte por qualidade e versatilidade, em vez de quantidade.
Equipamento aprovado por velejadores
Recolhemos algumas dicas de equipamento e gadgets úteis para tornar a sua viagem mais confortável e agradável.
Gear related to clothing
- Pequeno saco de viagem (leve e impermeável ou de lona)
- Idealmente, conseguirá acomodar todas as suas coisas numa só mochila. Adicionalmente, um pequeno saco de viagem poderá ser prático para viagens de bote até à costa. - Luvas de vela (ou de ciclismo)
- Manejar as pesadas e grossas cordas de amarração com mãos desprotegidas não é um ato heróico :) - Capas à prova de água para documentos, tablets e telemóveis
- Cordões para manter chapéus ou óculos de sol na cabeça mesmo com vento
- Molas da roupa, especialmente em época alta
Material eletrónico
- Carregador USB de 12V (de carro) e carregadores portáteis
- Lembre-se que as tomadas de 220V a bordo apenas funcionam em marinas ou cais; ancorado, ou a navegar com o motor ligado, o barco trabalha a bateria e só as tomadas de 12V funcionam. - Tablet — irá apreciá-lo durante a navegação (coloque-o numa capa à prova de água) e as crianças a bordo não se oporão à sua presença quando o tempo estiver pior :)
- Extensão elétrica — nunca há tomadas suficientes a bordo
- Lanterna de cabeça (com luz vermelha) — os nossos olhos ajustam-se mais rapidamente a luz vermelha à noite. No entanto, use luz branca ao viajar à noite num bote.
DICA: Uma prancha de Stand-Up Paddle (SUP) e uma rede leve serão sucesso garantido.
Equipamento para reparações e melhorias
- Uma clássica "fita adesiva" (preta ou prateada)
- Os veleiros são lugares mágicos onde as coisas se partem ou rasgam com mais frequência do que em terra. A boa e velha fita "MacGyver" é um essencial. - Canivete suíço ou faca multifunções
- Aparentemente, é também indispensável. Algumas facas têm um gancho especial para desatar nós emaranhados. - Grilhão
- É algo como um mosquetão, que permite apertar cordas, correntes ou velas. Cada capitão deve ter alguns de reserva. - Descascador de legumes, papel de alumínio e toalhas de cozinha
- Com um descascador consegue preparar vegetais com mais segurança, mesmo com o barco numa posição menos favorável; pode também embrulhar sobras de alimentos em papel de alumínio; e com toalhas de cozinha poderá secar louça e o constante chão molhado :) - Sacos perfumados para fraldas — coloque o papel higiénico usado nestes sacos. Nunca deve deitar papel diretamente na sanita quando está num barco.
DICA: Se tiver crianças a bordo, leve uma pequena piscina que caiba no convés. Tenha em mente que coletes salva-vidas para crianças não costumam integrar o equipamento de barcos alugados.
Aplicações aprovadas por velejadores
As aplicações de meteorologia e ventos são uma parte essencial do smartphone de cada skipper. As mais usadas apps são a Windy e a Windfinder, através das quais pode observar alterações meteorológicas de forma contínua. Estas aplicações irão complementar a sua previsão das condições meteorológicas. A Weather & Radar é também uma popular aplicação de antevisão do tempo, mesmo fora do mundo da vela. Pode definir notificações nestas aplicações para quando as condições num determinado lugar mudarem.
- A Navionics é uma grande ajuda para o planeamento e navegação de rotas. Vale a pena investir na versão paga. A aplicação permite criar de forma rápida uma rota que considera automaticamente a profundidade, perigos isolados e outros constrangimentos. Disponibiliza também contactos, classificações e fotografias de muitas baías e marinas.
- A aplicação Anchorpro permite-lhe manter a calma quando ancorado: pode definir o raio no qual o barco poderá mover-se em segurança enquanto está ancorado; caso a âncora se solte e o barco saia do circuito definido, a aplicação dá sinal.
- As aplicações mySea, Navily e SeaSy (para marinas croatas) são boas escolhas para reserva rápida e tranquila de bóias ou locais de amarração em marinas. Pode também ver críticas da comunidade náutica.
- Pode estar ciente de todas as embarcações equipadas com o sistema AIS à sua volta, durante navegação noturna, graças à aplicação VesselFinder. Tem acesso a informação sobre a posição das embarcações em tempo real, bem como respetivo tipo e rota.
- A SplitWise é outra aplicação muito procurada. Esta app permite o registo transparente e a divisão justa das despesas de todos os passageiros. A app Revolut é útil para levantar dinheiro em caixas automáticas, uma vez que a taxa de câmbio tende a ser mais favorável do que as taxas de outros bancos.
- E finalmente, como skipper, pode treinar os restantes passageiros ou equipa com a app Colreg, que contém vários questionários sobre as luzes e sinais de navegação (particularmente útil para navegação noturna).
Esperamos que estas dicas e truques o ajudem a preparar-se melhor para a sua próxima aventura num veleiro. Se tiver sugestões adicionais de equipamento, não hesite em partilhar :)